• Notícias

Reunião referente a implantação de uma unidade de Bombeiros Voluntários em Campos Borges

Na noite da última terça-feira, dia 10, legisladores, administradores, comerciantes locais e a comunidade em geral de Campos Borges receberam o comandante do Voluntersul – Bombeiros Voluntários, Anderson Jociel da Rosa.

Em uma reunião na Câmara de Vereadores de Campos Borges, foi apresentado e explicado aos presentes a possível implantação de uma unidade de Bombeiros Voluntários no município.

Na oportunidade, Anderson explicou como funciona o trabalho do grupo no Rio Grande do Sul, que vai além dos serviços de emergências, atendimento de incêndios, acidentes e demais urgências, mas também ele desenvolve um espírito comunitário na comunidade, fazendo as pessoas trabalharem em prol de um bem em comum: que é atender as pessoas da comunidade caso haja necessidade.

Além das explicações e esclarecimentos sobre o projeto, o principal assunto discutido na noite foi os processos necessários para a viabilização e implantação da unidade de bombeiros voluntários em Campos Borges.

De acordo com Anderson, o primeiro passo é ter interesse e a necessidade do serviço. “Nós oferecemos o apoio técnico e operacional para a criação e depois para fortalecimento da unidade. O primeiro passo foi dado hoje, e caso haja o interesse do poder municipal, executivo, legislativo e também da comunidade, existe a parte legal da associação, a criação de estatuto, de ata e registro da associação, e posteriormente buscar-se parceria público-privada, para a questão de equipamentos, viaturas e treinamento dos voluntários”.

Anderson também é líder da unidade de Bombeiros Voluntários em São Sebastião do Caí, e no comando da Voluntersul coordena 46 unidades de bombeiros voluntários, cerca de 1.500 homens e mulheres que dedicam suas vidas a esse trabalho voluntário.